top of page
LOGO SARANDIRA COLOR HORIZONTAL.png
site_fundo.png

SEJA NOSSO PARCERIO NA RESTAURAÇÃO DO
CASARÃO DE SARANDIRA

O QUE É O PROJETO?

 

É um projeto de restauração e ressignificação da edificação tombada situada na área central do distrito de Sarandira (Juiz de Fora, MG) de forma a resgatar esse que é o único casarão remanescente no núcleo urbano local do final do século XIX.

 

O Casarão de Sarandira se tornará um Centro Cultural que oferecerá exposições artísticas, oficinas de formação, cineclube além de outras atividades artístico-culturais, de educação ambiental, de turismo, isto é, também servirá como um hostel e um restaurante/café.

O projeto de restauração da edificação está aprovado no artigo 18 da Lei Rouanet – PRONAC 236058.

A empresa patrocinadora pode destinar 4% do imposto de renda ter 100% de isenção fiscal.

QUEM PODE PATROCINAR?

Empresas contribuintes de Imposto de Renda, tributadas pelo lucro real, podem destinar até 4% do devido.

Pessoas físicas, contribuintes de Imposto de Renda por Deduções Legais (Declaração Completa), podem destinar até 6%.

ISENÇÃO FISCAL

Projetos aprovados no Artigo 18 da Lei Rouanet podem ser patrocinados com 100% de isenção fiscal, tanto por pessoa jurídica quanto física.

 

Outras informações sobre a Lei Rouanet nesse link.

Acesse o projeto de Restauração do Casarão de Sarandira clicando na imagem abaixo

BOOK RESTAURAÇÃO DO CASARÃO DE SARANDIRA.jpg

A programação da primeira edição do festival Sarancine contou com a exibição on-line de 19 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens e paralelamente à exibição dos filmes, o festival realizou cinco debates ao vivo sobre temas dos filmes exibidos. Confira aqui.

 

Já a segunda edição aconteceu entre os dias 22 a 24 de julho de 2022, inaugurando sua primeira edição híbrida, com filmes exibidos em Sarandira e disponibilizados on-line na plataforma poloaudiovisual.tv. As atividades do festival trouxeram a população local para participar efetivamente do festival, através da comercialização da gastronomia e artesanato local, bate-papos, exposições e feiras agroecológicas, oficinas de gastronomia e de produção audiovisual, cicloturismo, aula de zumba, apresentações musicais e feira de gastronomia de fogão de lenha. Confira aqui.

 

Em sua terceira edição, realizada de 03 a 05 de agosto de 2023, contou com uma programação intensa através de rodas de conversa sobre coleta seletiva como fonte de renda para a comunidade, caminhada ecológica, debates sobre gastronomia e audiovisual, oficinas de artesanato, gastronomia e cinema de animação, palestra sobre saneamento rural, intervenções circenses e musicais, exibição de filmes, feira gastronômica, dentre outras ações multiáreas. Confira aqui.

Logo_SARANCINE SEM ANO copiar.png
quebrada-positivo.jpg

SARANDIRA MUSICAL

Coordenação de Dalila de Almeida

O projeto SARANDIRA MUSICAL proporcionou aulas de música para 15 alunos entre crianças e adultos durante quatro meses ministrada pelo músico Tiago Croce. Os alunos fizeram uma apresentação de encerramento durante a Mostra Cultural de Sarandira cantando a música "Que Beleza" de Tim Maia.

MOSTRA CULTURAL DE SARANDIRA

Coordenação de Léo Matias

Mostra cultural com temas do movimento negro, LGBTQIA+ e violência nas redes sociais realizada no dia 12 de maio de 2022 de 10 às 19h no Salão Comunitário de Sarandira.

PROGRAMAÇÃO MOSTRA CULTURAL DE SARANDIRA

 

10h - Exposição e degustação de produtos artesanais de Sarandira

10h – Mural artístico pintado ao vivo por Dorin Grafitti

10h30 – Gincana ecocultural

15h - Bate-papos com Pastor José Ivo, Pastora Cléia, Sara Manso e Larissa Monthserrá

17h – Apresentação Sarandira Musical

17h30 – Apresentação da banda Thiago Croce

18h - Exibição de curtas-metragens: Aqueles Dois (CE), Broken Doll (AR) e Mato Escravo (MT)

Histórias a lenha

Série documental sobre a culinária tradicional do distrito de Sarandira (Juiz de Fora) com cinco vídeos de aproximadamente 5 minutos cada, baseando-se nos princípios da cultura, arte, tradição, conhecimento, memória afetiva e troca, com foco no melhor da cozinha de fogão a lenha e comidas da roça mineira.

Foram entrevistadas algumas das melhores cozinheiras de Sarandira: D. Geny, Nega, D. Maria José, Cidinha, D. Chica, Rosiléia e Ana Rita.

As cozinheiras tiveram a oportunidade de trocar experiências e saberes sobre a utilização das PANCs com Cris Schittini, proprietária da EidQui - Escolha Inteligente do Quintal - agroindústria agroecológica e PANC! e sua sócia Solange Maria de Paula Freitas.

Projeto financiado pela Lei Aldir Blanc com apoio do Ministério do Turismo e do Governo do Estado de Minas Gerais.

EQUIPE TÉCNICA

Direção: Carlos Canela e Suzana Markus

Produção Executiva: Eleika Furtado

Direção de Produção: Léo Matias

Câmera GH4: Suzana Markus

Câmera GH5: Marco Aurélio Ribeiro

Roteiro e steady: Carlos Canela

Edição: Suzana Markus e Carlos Canela

CICLO DE RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS SARANDIRA 2020 / 2021

Residir é Viver


Residir é uma forma de habitar, mas residir é também um convite à imaginar modos de se viver. Quando pensamos neste Ciclo de Residências de Sarandira, o primeiro princípio foi o de convivência. Um projeto que envolvesse a permanência de artistas, pesquisadores e arquitetos dentro da comunidade de Sarandira, ainda que temporariamente, como forma de estreitar laços afetivos tanto com moradores, mas também com a paisagem local. Vivendo em Sarandira, ouviríamos, conversaríamos e construiríamos tudo - e só - aquilo que fizesse sendo para quem vive, efetivamente, o cotidiano de Sarandira.

Trecho do texto de Bernardo Biagioni

Assista o documentário sobre a primeira residência realizada em 2017: https://vimeo.com/259207743

Assista o documentário sobre o Ciclo de Residências Sarandira 2021: https://vimeo.com/634569226/647496efc0

Acesse o relatório completo sobre o Ciclo de Residências Sarandira aqui.

SARANDIRA SUSTENTAVEL.00_00_01_19.Quadro

HOMENAGEM À HISTÓRIA DA DONA JOVINA

Novembro / 2022

Projeto Sarandirando

Parteira importante de Sarandira, era dona de um conhecimento enorme sobre partos naturais, trouxe muitos bebês ao distrito! Referência em Saúde Comunitária, Dona Jovina era o simbolismo de cuidado, atenção e afeto! 🌿


Baixe o livro "Saúde Comunitária em Sarandira: práticas populares de cuidado" que foi construído a muitas mãos a partir das rodas de conversas sobre saúde que foram realizadas em Sarandira! 📚

AUTORES: Eliane, Geni, Linda, Noemi, Pastora Cleia, Pastor José Ivo, Sônia e Valéria
CONTRIBUIÇÃO: Projeto Sarandirando
ILUSTRAÇÕES: Isabela Gusman
SUPERVISÃO: Conrado Pável
DIAGRAMAÇÃO: Marcela Faria

capa livro.JPG
Banner Casarão SUZANAv2.jpg

PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO CASARÃO DE SARANDIRA

Aprovado no EDITAL 2019 – Programa Cultural Murilo Mendes / IO19-150

A restauração do casarão visa a recuperação do último edifício que existe no centro do distrito, preservando sua história, mas o projeto prevê assim que a reforma estiver concluída a transformação do casarão em um Centro Cultural/Ambiental/Apoio Turístico, que terá acesso livre tanto para os moradores do distrito, quanto para pesquisadores, estudantes e turistas que visitarem a região.

EQUIPE TÉCNICA

 

PROPONENTE E ACOMPANHAMENTO DO PROJETO - Suzana Markus

PROJETO ARQUITETÔNICO - Tamara Nunes Pereira e Layse Souza Costa

PROJETO ESTRUTURAL - Antônio Francisco de Souza Cardoso

PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, COMBATE E PREVENÇÃO A INCÊNDIO E PÂNICO E HIDROSSANITÁRIO - Porte Empresa Júnior da UFJF com a orientação dos professores da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Apoio nas atividades de educação patrimonial e promoção do projeto: Ana Lewer, Tamara Nunes Pereira, Fabrício Fernandes e Andreia di Bernardi.

Abaixo você tem acesso aos projetos elaborados para a restauração do Casarão de Sarandira.

PROJETO ARQUITETÔNICO
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
HIDROSSANITÁRIO
COMBATE A INCÊNDIO

DESENVOLVIMENTO DO TURISMO DE SARANDIRA

logo_color_1.png

A primeira visita para o levantamento turístico do projeto Sarandira Criativa foi realizada entre os dias 14 e 17 de janeiro de 2019 em Sarandira (Juiz de Fora - Minas Gerais) pelas turismólogas Raquel Faria e Suzana Markus. Além dos atrativos do distrito (Mina, Chafariz, Circuito dos Murais Encantados e comércios), foram visitadas a Cachoeira do Castelo, Cachoeira de Sarandira, Fazenda Santana, Cachoeira Passo da Pátria (Baluarte Restaurante), Fazenda do Rochedo, Fazenda Cachoeirinha e Fazenda do Recreio.

Partindo da elaboração de um Mapa Afetivo pela comunidade de Sarandira e utilizando uma metodologia totalmente participativa será inciada uma formação em turismo através da identificação de todos os atrativos naturais e culturais, além de mapear os serviços de alimentação e hospedagem na comunidade para a elaboração do plano do turismo de Sarandira e a finalização do levantamento turístico. A partir daí a comunidade se organizará para disponibilizar roteiros e produzir eventos locais.

O Casarão de Sarandira servirá como local de concentração dessas atividades e será gerido pela própria comunidade após essa formação.

Atualmente a equipe da Macaúba desenvolvimento local (Mariana Rocha, Lívia Pacheco e Lupri do Carmo) estão a frente do atual diagnóstico e fortalecimento da identidade produtiva da comunidade para posteriormente despertar o poder de execução, pensar ações coletivas e executar um cronograma de ações para buscando o desenvolvimento do turismo de Sarandira.

 

ATRATIVOS NATURAIS DE SARANDIRA.JPG
ATRATIVOS CULTURAIS SARANDIRA.JPG

Quer conhecer este projeto incrível?

Sarandira Criativa é um projeto de implementação de "Comunidade de Colaboração Criativa" em Sarandira, distrito de Juiz de Fora, que visa transformar a maneira como as comunidades podem se conectar e se construir sobre seus próprios potenciais e capacidades socioambientais e socioculturais, tornando-se autossustentável. Este projeto visa produzir mudanças significativas e mensuráveis no local, oferecendo um suporte através de eventos, palestras, oficinas e planejamentos para desenvolver as ideias sugeridas pela própria comunidade.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DE DOCUMENTÁRIOS SOBRE A MEMÓRIA DE SARANDIRA

Canal Sarandira Criativa youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLiwjEEMwQQjoPhrfJO1lrCxYrs77y6XZh

Festas de Sarandira

Fazendas de Sarandira

Educação em Sarandira

Igreja de Sarandira

Comércio de Sarandira

Causos de Assombração

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

​31 de dezembro de 2013

Brincadeiras de conscientização ambiental "Morim Moreira, lugar de lixo é na lixeira" com os artistas Fábio Furtado e Luiz Lerro, as coordenadoras do projeto Eleika Furtado e Suzana Markus e as crianças da comunidade.

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA

​A partir de junho de 2015 até 2018

Parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora através do Projeto "Sarandira Criativa: comunicação comunitária e cidadania em um distrito rural de Juiz de Fora" - Proex - UFJF

Departamento de Comunicação Social

Coordenação: Prof. Dr. Bruno Fuser

Bolsistas: Elias Arruda, Thaíza Gribel e Nayara Martins

Atividades realizadas de outubro de 2015 a outubro de 2018

- Produção audiovisual de documentários sobre a memória de Sarandira

- Elaboração dos murais "FALA SARANDIRA!"

- Grupo de comunicação comunitária com moradores de Sarandira que integram a equipe de comunicação comunitária: Natália Cristina Delfino, Vitória Márcia Delfino e Dalila Almeida.

- Impressão do "CADERNOS DE SARANDIRA" contando a história do projeto até 2018.

flor Logo Sarandira.png
flor Logo Sarandira.png

I CINECLUBE SARANDIRA CRIATIVA

30 de outubro de 2015

Realização da primeira edição do Cineclube Sarandira Criativa com a exibição dos filmes:

Resguardo - Direção de Francisco Franco e Luiz Fernando Priamo

Território de Brincar - de Renata Meirelles e David Reeks

Assombração - Filme produzido pelos alunos da Oficina de Audiovisual da Carabina Filmes

II CINECLUBE SARANDIRA CRIATIVA

23 de janeiro de 2016

Realização da segunda edição do Cineclube Sarandira Criativa com a exibição dos filmes de temática ambiental:

Antes que seja tarde - de Alexandre Dubiela

O homem - de Steve Cutts

Curtas da semana do meio ambiente 2015 - Série de 11 vídeos para a Semana do Meio Ambiente 2015.

Água - de Adriana Meirelles

Consumo Responsável - de Adriana Meirelles

VISITAS INSTITUCIONAIS

07 a 11 de dezembro de 2015

- Visitas à diversos órgãos e possíveis parceiros do projeto Sarandira Criativa como Emater, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Juiz de Fora, Demlurb e IEF/JF

- Investigação da literatura sobre o distrito - Biblioteca Murilo Mendes

- Contato com professor do Departamento de Botânica da UFJF Daniel Sales Pimenta

- Contato com Secretaria de Cultura de Pequeri - Antônio Alves

- Visita ao projeto social da Associação Remer - Sítio Shalom de Pequeri

- Contato com Centro Cape e Mãos de Minas - Artesanato

- Secretaria de Turismo de Juiz de Fora - Dany Feyo

 

INVENTÁRIO E MAPEAMENTO PARTICIPATIVO DE SARANDIRA

De 10 e 16 de abril de 2016

Entrevistas com a comunidade com o objetivo de obter as informações mais relevantes ao desenvolvimento do projeto.

 

REVITALIZAÇÃO DA FESTA JUNINA DE SARANDIRA

18 de junho de 2016

Realização da Festa Junina de Sarandira e terceira edição do Cineclube Sarandira Criativa com exibição dos filmes realizados na comunidade.

COMUNICAÇÃO COM CANDIDATOS À PREFEITURA DE JUIZ DE FORA

Setembro de 2016

Envio de carta informativa sobre as aspirações da comunidade e do projeto para os candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora. Ninguém respondeu.

 

PRIMAVERA DE SARANDIRA

de 12 a 14 de novembro de 2016

- Realização do Café Colaborativo para a discussão sobre o resultado do Inventário Participativo e seus estudos.

- Atividades com as crianças sobre materiais recicláveis.

- Início das atividades de ginástica para a comunidade com a instrutora Nathália Delfino.

DESENVOLVIMENTO DO ARTESANATO DE SARANDIRA

22 de março de 2017

- Encontro com o Sebrae (JF) sobre o projeto de desenvolvimento do artesanato local.

- Encontros semanais de formação (sabão, crochê, estandartes, etc) - Coordenação de Eleika Furtado

ENCONTRO COM A ESCOLA DE SARANDIRA - VICTOR BELFORT ARANTES

23 de março de 2017

Conversa com a vice-diretora Solange Rodrigues sobre os projetos de incentivo à leitura realizados pela escola (Mala Viajante, Viagem Encantada, empréstimo de livros e Contação de Histórias).

 

ENCONTRO COM CHEF FERNANDO CÉSAR

23 de março de 2017

Conversa com o Chef de cozinha do restaurante Comarca do Parahybuna para iniciação de uma parceria com as cozinheiras de Sarandira e futuramente a execução de um festival de gastronomia rural.

 

REVITALIZAÇÃO DO CHAFARIZ HISTÓRICO DE SARANDIRA

23 a 26 de março, 28 de maio, 18 e 19 de junho de 2017

- Entrevista para a Rádio Facom exibida no dia 23 de março de 2017

https://www.4shared.com/music/do9ftSvdca/Revitalizac_a_o_do_Chafariz_-_.html

- Mutirão para a revitalização do Chafariz de Sarandira (Coordenação de Dalila Almeida)

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL

24 de março de 2017

 

Início do diagnóstico ambiental com a visita da equipe da Emater na residência e comércio de D. Maria José e adjacências.

PONTO DE LEITURA DE SARANDIRA

25 de março de 2017

 

Inauguração do painel do Ponto de Leitura de Sarandira no ponto de ônibus do distrito. Compartilhamento de livros com a comunidade.

PROJETO SARANDIRA SUSTENTÁVEL

Evento anual de cunho ambiental com programação repleta de inovação e criatividade, modificando a maneira de olhar para o desenvolvimento ambiental, sustentável e socioeconômico do distrito buscando soluções para os problemas de saneamento, preservação de nascentes e reflorestamento.

FESTA DA FAMÍLIA DA ESCOLA MUNICIPAL VICTOR BELFORT ARANTES

20 de maio de 2017

 

O projeto Sarandira Criativa apresentou sua equipe e propôs a participação atuante da comunidade nas diversas áreas de desenvolvimento comunitário durante a Festa da Família realizada no dia 20 de maio de 2017 na Escola Municipal Victor Belfort Arantes em Sarandira. Além disso, realizamos uma pesquisa de formação para posterior elaboração de cursos e oficinas em parceria com o Senar/MG.

PRÊMIO AMIGO DO PATRIMÔNIO

 

O 12° prêmio ”Amigo do Patrimônio” homenageou atitudes que valorizam o patrimônio de Juiz de Fora no dia 17 de agosto de 2017, no Anfiteatro João Carriço. Suzana Markus foi premiada pela iniciativa de promoção da cultura e do patrimônio cultural na comunidade de Sarandira, mobilizando a comunidade em relação à cultura local através da revitalização do chafariz histórico de Sarandira.

SARANDIRA É O PRIMEIRO VILAREJO BRASILEIRO A RECEBER VISITA DO INSTITUTO AMADO

Novembro de 2017

A primeira expedição do Instituto Amado aconteceu entre 27 de Outubro a 5 de Novembro - e teve como principal objetivo ouvir, entender e atender às demandas específicas de Sarandira. Amplificar o alcance de projetos e iniciativas locais, a partir do registro desta vivência. Dispondo sempre de ferramentas artísticas para a catalização do processo.


Os artistas convidados para esta expedição foram Alexandre Rato, Baba Jung, Clara Valente, Helder Cavalcante, João Maciel e Thiago Alvim. Todo o processo foi documentado pelo videomaker Fernando Biagioni. 

SARANDIRA EM FESTA!

20 e 21 de janeiro de 2018


Sarandira está em festa! À convite da Carabina Cultural, o Instituto Amado retorna ao vilarejo mineiro localizado na Zona da Mata, dessa vez, para a estreia do documentário produzido durante a residência artística realizada na vila no mês de novembro de 2017, como parte do projeto Vilas Brasileiras. Haverá, também, uma série de outras atrações, bem como a inauguração do "Circuito dos Murais Encantados de Sarandira" pintados durante a residência.

REPORTAGENS SOBRE A RESIDÊNCIA SARANDIRA - INSTITUTO AMADO
Tribuna de Minas - 05 de novembro de 201

SARANDIRA NA TV

FOTOS DE SARANDIRA

bottom of page